Loading...
Mensagem do Presidente2024-02-14T12:13:49+00:00

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Comemorar a Liberdade e a Democracia

Faz este ano, 50 anos, que um movimento militar chamado de MFA, pôs termo a 48 anos de ditadura.  Foi uma madrugada libertadora, que salvou Portugal da opressão e da repressão, devolvendo ao povo, direitos inalienáveis, como o direito de reunião, de manifestação, abriu as portas ao pluripartidarismo, integrando Portugal num sistema de eleições livres, em que o cidadão conquistou o direito de votar e ser votado, para os diferentes patamares políticos de representatividade. A Democracia e a Liberdade eram os caminhos certos, para uma nova esperança, para a implementação e construção de uma sociedade progressista, mais justa e solidária.

Portugal aderiu à União Europeia e avançou com ambição, aproveitando o prestígio que lhe foi favorável com base no reconhecimento internacional, que progressivamente foi capitalizando.

Muito ficou por fazer e muito está por fazer, mas os níveis de desenvolvimento foram imensos, ao mesmo tempo que Portugal se tornou mais competitivo e se modernizou tecnologicamente, acompanhando outros países.

O 25 de Abril e o seu espírito libertador, fez com que Portugal construísse um modelo de saúde para todos, o SNS, que apesar das dificuldades e, visto tratar-se de um sistema evolutivo, com grande capacidade de adaptação aos diferentes fenómenos sociais que implicaram mudanças na área da saúde.

Também outra conquista do 25 de Abril, como uma das principais virtudes da democracia, que aqui quero destacar, é o Poder Local Democrático, que ao longo destes 50 anos e (48 anos) desde as primeiras eleições, fundou um sistema de participação e proximidade dos cidadãos, cujos resultados estão à vista.  A cidadania, tornou-se um símbolo agregador e uma âncora, espelhados nos resultados que transformou o país nas últimas cinco décadas, num país reconhecido e acolhido no mundo.

Os valores da democracia e da liberdade que é transversal a todo o país e à Europa onde nos integramos, são hoje assolados por comportamentos desvirtuados, com mensagens xenófobas e segregadoras, a roçar aquilo que de pior foi vivido na europa e no mundo até 1945.

Assim, exorto todos os democratas e à população em geral, à participação nos programas das comemorações dos 50 anos de Abril e na defesa da democracia, da liberdade, da cidadania e do humanismo

Viva o 25 de Abril!

JORGE MARES

Presidente da Junta de Freguesia de Palmela

EXECUTIVO

JORGE MARES
JORGE MARESPresidente (PS)
HELENA GASPAR
HELENA GASPAR Secretária (PS)
PAULO BANDOLA
PAULO BANDOLATesoureiro (PS)
ORLANDA MATIAS
ORLANDA MATIAS1º Vogal (MCCP)
ANA COELHO
ANA COELHO2ª Vogal (PSD)