MENSAGEM DO PRESIDENTE


60 Festas das Vindimas
A Festa das Vindimas completa este ano a sua 60ª edição. Muito se fez por Palmela e por este setor que dá vida e projeção a Palmela e à nossa região. Foi no ano de 1963, período em que o bairrismo se acentuou com a chegada deste momento festivo e foram nestes anos, que se deu o ponto de partida de tantas iniciativas e projetos de grande alcance do ponto de vista turístico, cultural, histórico, social e económico, que fizeram de Palmela uma referência nacional e internacional. Tínhamos então alcançado a organização da primeira Festa das Vindimas do país, com alguns destacados programas inéditos, alguns dos quais ainda hoje se mantêm. E, foi graças a uma visão de futuro, de homens que hoje são parte da nossa história que iniciaram e lideraram um processo que acentuou uma convivência saudável e união entre cidadãos da mesma comunidade e entre tantos milhares que nos visitam e que são originários de todos os cantos do país.
A Festa das Vindimas é o resultado da fusão da vontade da população, com a energia e a criatividade dos nossos artistas e acima de tudo do setor vitivinícola, aqueles que durante um ano tratam da vinha e cuidam da excelência do produto final, cujos resultados está à vista de todos. Só desta forma é possível oferecer seis noites e cinco dias de alegria e saborear os reencontros de amigos e de famílias que nesta época se deliciam nos espaços da Festa, com os espetáculos musicais, com a participação ativa das nossas Coletividades, com as cores e a luz do arraial que engalanam as ruas, os cortejos alegóricos e um copo de Moscatel à beira de um convívio, que transforma o Largo de São João, na festa da alegria e da amizade, tornando Palmela numa autêntica capital do Vinho e do Moscatel.
À Associação das Festas, quero aqui expressar os meus sinceros e calorosos agradecimentos pelo trabalho corajoso, empenhado e dedicado na continuidade da tradição e inovação da Festa das Vindimas 2023 – 60 anos.
A todos desejo uma óptima festa e que desfrutem dos bons momentos que a Festa das Vindimas (60 anos) e a Vila de Palmela (700 anos) têm para oferecer.
Um abraço amigo,
Jorge Mares
Presidente da Junta de Freguesia de Palmela