CM Palmela: “Incêndio considerado “catástrofe natural” Agricultores de Palmela com acesso a apoios do PDR2020”

/, News/CM Palmela: “Incêndio considerado “catástrofe natural” Agricultores de Palmela com acesso a apoios do PDR2020”

CM Palmela: “Incêndio considerado “catástrofe natural” Agricultores de Palmela com acesso a apoios do PDR2020”

By |2022-10-10T23:43:23+00:00Outubro 10th, 2022|Freguesia, News|

Notícia publicada a 26 de setembro de 2022 em www.cm-palmela.pt

“Na sequência dos contactos estabelecidos pelo Município com organismos da tutela, desde o incêndio que deflagrou em Palmela a 13 de julho, as explorações agrícolas atingidas pelo fogo, nas freguesias de Palmela e Quinta do Anjo, foram abrangidas pelo Despacho 11367/2022. Este despacho da Ministra da Agricultura e da Alimentação, publicado em DR a 22 de setembro, reconhece um conjunto de incêndios em todo o país como catástrofe natural, independentemente da extensão de área ardida.

Este reconhecimento permite o acesso ao apoio «Restabelecimento do Potencial Produtivo» do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020). Os pedidos de apoio devem ser apresentados através de formulário eletrónico (em www.portugal2020.pt  ou www.pdr-2020.pt ) até 22 de novembro. As despesas elegíveis estão dependentes da verificação da Declaração de Prejuízos pela Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, conforme informado previamente pelo Município.
Satisfeito com a justeza desta medida, o Município continua a insistir junto da tutela por apoios económico-financeiros que vão ao encontro de outras necessidades identificadas por habitantes e proprietárias/os, além do universo agrícola.

O incêndio resultou numa área ardida de 415 hectares, 69% dentro da área do Parque Natural da Arrábida. O Município realizou uma reunião, no dia 17 de setembro, com a população, várias entidades e especialistas, para fazer o ponto de situação, partilhar intervenções e medidas tomadas e refletir sobre o futuro, sublinhando-se a necessidade de reforçar a rede de comunicação cidadã e a cultura de segurança. O próximo encontro está agendado para 25 de novembro.”